quinta-feira, 26 de julho de 2012

O clube do livro de Jane Auste (The Jane Austen book club)


Oi gente! Tudo bom?
E esse clima de fim de férias hein?! Tão bom e tão triste ao mesmo tempo. É bom porque uma nova etapa irá começar com novos estudos e aprendizados e é ruim porque vamos dizer: quem não gosta de férias? Dormi tarde e não ter hora para acordar, nada de compromisso, só festa, praia, cinema, livros...

6 pessoas e 6 histórias. Bernadette, Jocelyn, Grigg, Sylvia, Allegra e Prudie. Cada um com uma história de vida. Nem todos se conhecem, mas todos têm amigos em comum nesse grupo. Cada um deles está passando por um período difícil em sua vida.
Bernadette teve 6 casamentos, mas hoje vive sozinha. Jocelyn nunca se casou por medo de sofrer por amor e é apaixonada pelos seus cachorros, quando ela conhece Grigg no meio da rua acha que ele dará um bom partido para sua amiga Sylvia que está se separando do seu marido após saber que ele está tendo um caso com uma colega de trabalho. Allegra, filha de Sylvia, é lésbica e se joga com tudo em todas as suas relações amorosas, mas acaba sempre se decepcionando. E finalmente Prudie, uma jovem professora de francês que tem como maior sonho conhecer a França, mas que está passando por um período difícil no casamento e  para piorar está se sentindo atraída por um aluno seu.
Certo dia Bernadette tem a idéia de criar um clube do livro juntamente com essas 5 pessoas, mas o clube será feito com os 6 livros de Jane Austen (Orgulho e preconceito, Razão e sensibilidade, Persuasão, Emma, Mansfiedl park e Abadia de Northanger) o qual cada um escolhe um livro para discutir em um mês.
Ao longo desses meses e encontros suas vidas vão mudando e eles vão percebendo o quanto tem para aprende com Austen, com cada livro, cada personagem, cada lição de vida. E assim eles vão fazendo escolhas ao longo do filme e suas vidas vão mudando muitas vezes da forma mais radical possível, mas  que no final era o melhor que poderia ter acontecido.

Não foi o melhor filme que eu assisti e eu estava esperando muito mais, porém mesmo assim eu gostei muito e não me arrependi de ter assistido. Cada livro é discutido em relação aos ensinamentos. O que cada personagem ensinou com suas atitudes. Eu achei que as cenas do clube do livro foram pouco abordadas, eles poderiam ter comentado e analisado mais, pois o forte mesmo foi na vida pessoal de cada personagem desse clube. Eu indico para quem gosta de um filme simples, mas que é bem agradável. Espero que gostem. Quem já viu o que achou?
Ano: 2007
Nota: 4 de 5 (muito bom)
bju!

Download




6 comentários:

  1. Olá Raissa!

    Estou bem curiosa para assistir esse filme, agora que entendi um pouco mais do que se trata. Confesso já ter passado por ele várias vezes enquanto trocava de canal, porém sempre já havia começado ou eu iria assistir outra coisa.
    A história parece ser bem interessante e ver a união de várias pessoas por conta dos livros de Jane Austen deve ser bem intrigante.
    Só tenho a dizer que graças a tua resenha, não irei simplesmente "passar" pelo filme na próxima ver que encontrá-lo. hahah

    Beijos,
    Samy Aquino
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro Jane Austen, e pelo visto adorarei esse longa!
    No meu blog também tem resenha nova:
    http://www.livroserabiscos.com/2012/07/kate-brian-exclusivo.html

    ResponderExcluir
  3. Hum... Parece uma história legal, fiquei interessada. O pessoal tá com a vida bem complicadinha, né? Quero assistir. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  4. Hey
    Tenho vontade de assistir esse filme
    Hugh Dancy é um lorde hahaha na minha opinião
    Adoro ele.

    beijos e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Hum Garotas de Vidro fala sobre duas adolescentes que têm distúrbios alimentares.. sabe bulimia.. anorexia.
    Uma delas morre.. e aí a história se desenvolve no posto de vista da outra amiga. HAHA
    Bom foi o que eu entendi..foi minha prima, que é dona de lá também, que fez a resenha.

    Entendo que talvez você não tenha entendido.. a resenha estava meio 'cautelosa' para não dar spoilers.

    ResponderExcluir
  6. Oi Raíssa, bom tempo que não passava por aqui ;~
    Adorei a dica do filme, mesmo não sendo o melhor, como você disse. É bem comum histórias com esses aspectos da Jane como fundo, acho interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir