segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mansfield Park - Jane Austen

Mansfield Park

Boa noite gente!
Enfim as tão sonhadas férias não é? Só que não no meu caso pelo menos. Começou a maratona de estágios que infelizmente não podem ser remunerados. Claro que estou gostando muito e aprendendo mais ainda, mas ainda assim eu queria estar só curtindo minhas férias sem ter que estar o dia todo dentro de hospital, porém vida de acadêmico é assim, verdade? 
Vou começa hoje com o primeiro livro que resolvi ler nesse meu tempo de pseudo-férias.

Fanny é uma criança tímida e de vida humilde. Certo dia é levada para morar em Mansfield Pak com seus tios, que terão a função de lhe proporcionar uma boa educação e uma qualidade de vida melhor do que ela levava com seus pais e irmãos. Ela não consegue se adaptar, pois suas primas infernizam sua vida e seus tios menosprezam seu jeito de ser. A única pessoa que parece ter um certo apreço por Fanny é seu primo Edmund.
O tempo vai passando e Fanny aprende a viver em Mansfield e ter essa casa como seu verdadeiro lar. Durante muitos anos ela não tem contato com nenhuma pessoa de sua família, apenas seu amado irmão Willian. 
Certo ano, chegam na vizinhança os irmãos Henry e Mary Crawford. Para alegria de uns e tristeza de outros. Fanny e Mary se tornam amigas íntimas, apesar de Fanny não gostar muito das atitudes de sua amiga e gostar menos ainda do fato dela ter ganhado o amor de seu primo e ser correspondido. Com a convivência novos amores vão surgindo, mas nem todos vão sendo correspondidos. 
Uma das primas de Fanny casa-se com um rico jovem, mas tempos depois foge com Henry Crawford, atitude na época completamente absurda e que comprometerá sua vida para sempre. A outra prima parece querer seguir o mesmo caminho.
Uma família tão pacata parece estar numa maré de notícias boas e ruins. Quando finalmente eu achei que Austen fosse nos dar uma protagonista solitária eis que aparece a surpresa e o encanto.

Esse é o último livro de Jane Austen que faltava para eu ler. Como fã que sou é suspeito falar, mas claro que gostei sim da obra. Não é a melhor, mas é ótima. Fanny é uma personagem que me irritou bastante ao longo de todo o livro, é pacata e submissa demais, mas que ainda assim não conseguiu tirar todo o encantamento que Austen construiu. Adoro ler toda essa descrição da cultura, moda, costumes, pensamentos e tudo mais da época. Para quem gosta de Austen, claro que recomendo ler essa obra também e para quem nunca leu nada da autora existem outras opções para iniciar, como Orgulho e preconceito, Razão e sensibilidade ou ainda Persuasão.
Espero que gostem. Quem já leu o que achou?
Nota: 10 de 10
Beijos!



13 comentários:

  1. Olá! Também escolhi ler Mansfield Park nas férias e confesso que não gostei tanto quanto eu esperava gostar. Este é o segundo livro de Austen q eu leio, antes li Orgulho e Preconceito. Conheço as outras obras pelos filmes, mas pretendo lê-las em breve. Um pouco da minha decepção com este livro foi por causa da protagonista sempre muito passiva e a mercê dos caprichos dos outros, sem nunca expressar o descontentamento dela. Para mim, foi difícil digerir Fanny tendo já conhecido Lizzie Bennet, que, ao contrário, é determinada em conseguir aquilo que ela quer. Mas, ao mesmo tempo, não acho que o livro seja ruim, só é menos cativante...

    ResponderExcluir
  2. Estamos mais confortáveis com as heroínas desbravadoras de Austen, mas é preciso entender Fanny dentro do seu contexto social. Elizabeth Bennet não é rica, mas sua condição é infinitamente melhor do que a de Fanny. Ela vive um estado de "favor indesejado" na casa dos outros. Sua situação é um pouco apenas melhor que a dos empregados. Dentro da situação, seria até previsível se ela optasse pelo casamento confortável com um rico cavalheiro que ela tivesse a sorte de interessar-se por ela, seja por quais motivos fossem (leia-se: Henry Crawford). A força de Fanny provém da firmeza com que preserva suas convicções morais e porque não, seu amor. Mesmo passiva, ela mantem corajosamente sua posição. E isso não é nada fácil. Não é minha personagem preferida, mas merece meu respeito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, vi seu recado no Skoob e vim aqui conferir seu resumo. Eu também sou fã da Jane Austen e também concordo que essa não seja a melhor de suas obras. Mas o fato de Fanny ser "pacata" e "submissa", não passa de mais uma das críticas de Austen. As características de Fanny eram as quais a sociedade mais presava. Enquanto suas primas ricas e de boa educação se comportavam sem levar em conta as regras sociais e morais, era Fanny, a quase empregada, que assumiu o comportamento considerado adequado. Isso mostra que a sociedade "nobre" daquela época já estava entrando em colapso e os valores estavam se perdendo entre seus membros. Jane mostrou que caráter e bom juízo não tem relação direta com status ou dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Tamires, dificil encontrar alguém que concorde comigo nessa questão do livro... Realmente Jane sempre colocou em alta essas questões da sociedade inglesa - padrão do mundo na época - criando a polêmica do pensamento... Abraço ^^

      Excluir
  4. Oi!!!Gosto muito de Jane Austen, seus livros são atemporais. Apesar de terem sido escritos no século XIX são muito atuais, pois falam da natureza humana e com uma profundidade que me espanta. Essa característica de sua obra, assim como a ironia, é presente em Mansfield Park. Concordo plenamente com a Roberta, Fanny não poderia ser como Lizzie, pois sua condição era muito diferente. E se todas as heroínas fossem iguais eu não sei se conseguiria ler todos os escritos por Austen. Fanny me surpreende na maneira de lidar com Henry Crawford, afinal de contas, ele era tudo que uma moça na situação dela poderia desejar e para Fanny não havia outras oportunidades, outras “luzes no fim do túnel”. Fanny tem uma força de caráter e um desinteresse material que não condiz com sua apatia, ela é tão inteligente e perspicaz quanto a Lizzie Bennet , só que a sua própria maneira.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Sou grande fã de Jane Austen, e confesso que das heroínas da autora a Fanny é umas das que mais me irritaram, talvez mais que Emma... Mas esta é uma outra história.
    Quanto a Fanny, levando em conta a sua condição é bem mais fácil entender a sua natureza. Ela é tímida e observadora e é alvo de constantes críticas por parte dos tios que a acolheram, mas que ao tentar demonstrar solidariedade só tem desprezo por sua origem pobre, e sempre salientando que seu futuro não será igual ao dos primos.
    Jane Austen faz uma crítica da sociedade inglesa da época, em que as aparências eram mais importantes que o caráter e a posição social impressionava e determinava as atitudes das pessoas, talvez não muito diferente do que acontece nos dias de hoje.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente adoro qualquer obra da Jane Austen, ela aborda questões tão atemporais na nossa sociedade sem deixar passar o romance e a alegria de encontrar alguém que compactue com a sua visão do mundo. Ao mesmo tempo a nobreza cai de seu pedestal, mostrando pessoas complexas, fúteis e até mesmo absurdas. Enquanto comprova que aqueles que não nasceram de berço ou de renome possuem tanto caráter quanto os outros... O livro é realmente maravilhoso, divertido, romântico, escrita excelente e nos traz questões ainda mais intensas... Melhor do que esse só Persuasão ^^

    ResponderExcluir
  7. Eu li o retrato do meu livro! Você resenha muito bem.
    Fanny é uma das personagens mais irritantes de Austen mesmo. Embora eu adore seu caráter, sua condescendência é irritante por ser excessiva. Me vi torcendo o tempo todo para que ela finalmente se desse bem em alguma coisa naquela casa, principalmente que ela ficasse com Edmund de uma vez. Mas minha brilhante Austen se sobressai outra vez quando faz Henry despertar para os encantos de Fanny, e se sai melhor ainda quando faz com que a garota não se deixe seduzir por promessas de, mais que de amor, de ser alguém importante depois de ser tanto tempo sendo menosprezada. Concordo com grande parte do que você falou, principalmente com a parte de que os livros de Austen são um perfeito retrato da época Vitoriana em costumes, caráteres, ações e sociedade.
    Parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. boa resenha. Eu gostei muito do livro.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro Jane Austen, mas posso dizer que este livro não foi um de seus melhores. O livro em si é maravilhoso, o que eu não gostei foi do fim. Muito superficial, assim, o contexto do livro é ótimo, mostrando toda a sociedade daquela época, mas a parte do final do romance eu não gostei. Foi muito pouco desenvolvida esta parte.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sou suspeita para falar das obras da Jane Austen (a maioria estão entre meus livros favoritos).Também escolhi Mansfield Park para ler nas férias e não me decepcionei, embora desde o início eu soubesse que a Fanny ia conseguir conquistar o Edmund, porque como a própria Austen disse, todos as heroínas dela, depois de passarem por alguma dificuldade conseguiriam chegar ao objetivo inicial.
    O enredo é envolvente e os personagens bem construídos, adorei o livro!
    Sua resenha está ótima, aliás.
    Beijo!

    P.S: A Fanny consegue ser irritante mesmo, mas não a um ponto de baixar a qualidade da história, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião não é melhor livro da Jane Austen, mas com certeza não é o pior! A partir de determinada parte, o livro me prendeu e não consegui parar de ler até o fim. Infelizmente, não posso deixar de compará-lo com "Orgulho e Preconceito" ou "Persuasão", q na minha opinião são os melhores (ainda falta ler "Abadia de Northanger"), mas com certeza é uma boa leitura!

    ResponderExcluir